terça-feira, 29 de julho de 2008

Listas

Enquanto não escrevo sobre os últimos filmes que vi, inspirado pelo Moviola Digital, acrescento aí no layout do blog minha listinha de melhores filmes deste e do ano passado. De 2008, um top 20 que, obviamente, estará mudando até o fim do ano. O desejo é que as primeiras posições sejam constantemente alteradas, claro.

Já de 2007, um top 10 doído, de onde eu tive que deixar de fora filmes como "Ratatouille", "As Leis de Família", "Medos Privados em Lugares Públicos", "Piaf", "Zodíaco", "Planeta Terror" e outros que certamente cometi o pecado de não me lembrar. Mas acho que listas só servem mesmo pra isso: pra cometermos injustiças.

Pensei também em colocar as listas de piores, só para ter o gostinho de "reverenciar" porcarias como "Babel", "O Cheiro do Ralo", "A Vida dos Outros", "Batismo de Sangue", "Perfume", "Transformers", "Caótica Ana" e "O Orfanato". Mas quanto mais rápido estes filmes caírem no esquecimento, melhor.

Editando: Acrescentei ao top 10 de 2007 a última temporada de Sopranos, acima de todas as coisas, sem classificação. Sempre foi muito mais do que uma série de tv, rivalizando com o que de melhor o cinema produziu na última década. Seu fim foi absolutamente genial e pra ficar pra História.

6 comentários:

Vinícius P. disse...

Puxa, confesso que gosto (e muito) de todos os filmes que vi de sua lista de piores - exceto "Transformers", mesmo não sendo tão ruim na minha opinião. Abs!

Wally disse...

Apesar de ficar beeem surpreso com sua definição de filmes ruins, sendo que não achei nada de tão ruim em nenhum dos que você citou dos seus piores (você deveria ver a minha lista, só tragédia) irei postar aqui minhas listas.

De 2007:

1.Babel (sim, senhor!)
2.Cartas de Iwo Jima
3.Pecados Íntimos
4.Zodíaco
5.Ratatouille
6.O Ultimato Bourne
7.O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
8.Conduta de Risco
9.Tropa de Elite
10.Império dos Sonhos

De 2008:
(e não preste muita atenção à ordem de preferência)

1.Sangue Negro
2.Desejo e Reparação
3.Wall-E
4.Batman - O Cavaleiro das Trevas
5.Onde os Fracos Não Têm Vez
6.Na Natureza Selvagem
7.Juno
8.Persépolis
9.Sweeney Todd
10.Medo da Verdade
11.Não Estou Lá.
12.Control
13.O Caçador de Pipas
14.Sicko - $O$ Saúde
15.Senhores do Crime
16.Homem de Ferro
17.Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
18.O Gângster
19.Longe Dela
20.A Família Savage

Ciao!

Kamila disse...

Adorei ver "Jogo de Cena" liderando sua lista de melhores filmes de 2007! O documentário de Eduardo Coutinho é maravilhoso!

Sua lista de 2008, até agora, está ótima!

. disse...

Vc não tinha até gostado de Transformers!? Vc me confude...

Cloverfield em 4º? Huummm, sei não... nem assisti, maaasss...deve ser pela originalidade...

Enfim, os que estão na lista e que eu vi, também foram aprovados por moi...que agora que estou vendo, são poucos na verdade! hehehe É bom que sei quais serão os próximos...

E Piaf?

yes, The Sopranos rox!

Beijos!

Hélio disse...

Vinicius e Wally, meus piores do ano podem surpreender principalmente porque, com menos tempo do que eu gostaria para ver filmes, acabo evitanto as grandes atrocidades (da lista de piores do Wally, por ex., nao vi nenhum). Mas acho, sim, esses filmes ruins. A maioria dos citados, de doer MESMO!

Kamila, eu sempre fico impressionado com o Coutinho, que parece se superar e se renovar com praticamente a mesma estrutura sempre. Pena que o Jogo de Cena esta demorando tanto pra sair em dvd. Quero muito reve-lo.

Pontinho... rá! Eu sabia que vc ia citar Transformers! Nao é que eu ate tinha gostado. É que ate que nao é tao ruim pra um filme de Michael Bay. Mas um filme razoavel de Bay sempre estara entre os piores do ano. E o que tem Piaf? Eu teria colocado entre os melhores mais pela agradavel surpresa que foi. Mas nao coube.

Rafael Carvalho disse...

A Vida dos Outros e Perfume entre os piores? Tu é difícil, hein? Quero muito ver esse Caótica Ana.

Gostei de sua lista de 2007, principelamente pelo primeiro lugar para Jogo de Cena, filme pouquíssimo visto e apreciado. Interessante que hoje incluiria na minha lista de 2007 dois filmes da sua: Império do Sonhos (que eu tive de rever duas vezes) e Em Paris que só fui assistir esse ano. Mas listas são sempre assim, mutantes.

Da sua relação de 2008, quero muito ver A Questão Humana e O Nevoeiro. E Não Estou Lá é um filme interessante com uma sacada originalíssima, mas fiqui boiando em vários momentos porque não conheco a vida e obra do Dylan. Claro que esse não é um problema do filme, mas não consigo gostar tanto. E já estava preparado para encontrar Fim dos Tempos entre os primeiros colocados.

É isso, abraço!