quinta-feira, 16 de outubro de 2008

São Paulo!

Depois de uma semana de merecido descanso em Arraial D´Ajuda (Porto Seguro), cá estou eu em Sampa para a Mostra Internacional de Cinema, que tem início amanha e exibirá quase 500 filmes pelos próximos 15 dias.
Dentre os destaques do ano, espero muito por alguns vindo de Cannes, como o novo Dardenne, "O Silêncio de Lorna", o polêmico filipino "Serbis", "Leonera", do argentino Pablo Trapero (que está aqui para um workshop e terá exibição de toda sua curta filmografia) e "Che", de Soderbergh; além dos muito elogiados vindos do Festival do Rio, como "Aquele Querido Mês de Agosto", "Sonata de Tokio" e "Floresta dos Lamentos" (este, exibido no Rio ano passado).
Para o cinéfilo que não pode perder certos clássicos em película, vai ser possível conferir alguns filmes do Bergman em cópias tinindo de novas, um Godard (O Pequeno Soldado), dois Truffaut e dois Ozu. Oportunidade também de conhecer a filmografia de Kihachi Okamoto, cineasta japonês desconhecido por aqui, mas que influenciou gente do peso de Samuel Füller e Quentin Tarantino. Mas minha atração maior sem dúvida será ver a novíssima restauração de "O Poderoso Chefão", que passa neste fim de semana. E duas maratonas prometem: as 15 horas de "Berlim Alexanderplatz" de Fassbinder (exibido em 4 dias), e o filipino "Melancholia", com suas 7h30min sendo exibidas de uma vez só.
Minha intenção é postar comentários rápidos do que eu assistir por aqui, apenas impressões, sem spoilers, da maratona cinematográfica que pretendo fazer. Vamos ver se consigo.

4 comentários:

mi do carmo disse...

por enquanto meu comentário é: estou com saudade e aproveite bem a Mostra! vc merece!

Beijos e juizo!

Alex Gonçalves disse...

Hélio, fico aguardando os seus resumos, pois não conseguirei ir à Mostra. Espero que você veja "O Casamento de Rachel", pois estou ansioso em ler comentários dos blogueiros sobre este drama que tanto aguardo.

Abraços, bons filmes!

Wally disse...

Inveja total, queria muito participar de algum festival...Mas aguardo ansiosamente seus comentários.

Ciao!

Rafael Carvalho disse...

Salve Hélio e Salve a Mostra de São Paulo. Aproveite bastante mas tente escrever alguma coisa pra gente ficar aqui salivando.