quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Palpites Oscar 2009 - Fotografia e Montagem

O Oscar das duas categorias técnicas mais "nobres" do cinema também parece já ter dono: "Slumdog Millionaire" ganhou recentemente os prêmios dos Sindicatos dos fotógrafos e dos montadores, numa clara demonstração que há uma vontade geral da indústria em homenagear o filme de Boyle de todas as formas possíveis. Nem "O Retorno do Rei" ganhou tantos.


Por isso, nem vou perder muito tempo com essas aqui. Indicados na ordem que acho ser do melhor para o pior.



Melhor Fotografia

1. A Troca
2. O Curioso Caso de Benjamin Button
3. O Cavaleiro das Trevas
4. Slumdog Millionaire
5. O Leitor


Uma coisa é certa: este é o ano em que a fotografia de um filme digital finalmente ganhará o Oscar. Porque se a Academia já estiver de saco cheio de premiar "Slumdog Millionaire" em tudo que puder, a outra única opção viável é Benjamin Button, também em digital. Não se pode negar que a carreira de Anthony Dod Mantle, fotógrafo do filme de Boyle, é bem mais impressionante que a de Claudio Miranda, fotógrafo de Fincher: Mantle é o responsável pela fotografia dos digitais "Manderlay", "Dogville", "Extermínio" e "Festa de Família", todos trabalhos bem impressionantes. Ganhar por copiar Cesar Charlone em "Cidade de Deus" não seria a melhor das homenagens, mas paciência.


Claro que meu favorito é o classicismo de "A Troca", mas pena mesmo é ver que Roger Deakins perderá pela sétima vez e continuará sem vencer o Oscar: acho o trabalho em "O Leitor" apenas burocrático, não chegando nem perto do que ele fez ano passado quando foi duplamente indicado por "Onde os Fracos Não Tem Vez" e Jesse James. Já a fotografia do filme do Nolan me parece condinzente com suas intenções que nada me interessam.


Quem vai ganhar: Slumdog Millionaire
Pode dar: O Curioso Caso de Benjamin Button
Faltaram: Che - O Argentino, Che: Guerrilha, Vicky Cristina Barcelona




Melhor Montagem

1. O Cavaleiro das Trevas
2. Milk
3. O Curioso Caso de Benjamin Button
4. Slumdog Millionaire
5. Frost/Nixon


A categoria técnica que é mais associada aos principais filmes do ano. E quando um dos indicados a Melhor Filme não ganha, normalmente é entregue a grandes filmes de ação. Este ano, apenas "O Leitor" ficou de fora, dando lugar para "O Cavaleiro das Trevas", que realmente é o trabalho mais impressionante da lista, com seu ritmo vertiginoso nas grandes sequências de adrenalina do ano. Peca pelo excesso, mas tudo bem. Seria o favorito caso a paixão por Slumdog não fosse tamanha.


Interessante é notar que os 5 indicados a Melhor Filme usam de um mesmo recurso narrativo: todos tem suas tramas principais narradas em flashback, ou por protagonistas (Button, Slumdog, Milk), por outros personagens (Frost/Nixon) ou como memória evocada (O Leitor). Acho que acaba resultando em montagens ruins (Slumdog, Frost/Nixon), desnecessárias (O Leitor, Milk) ou simplesmente frustrantes (Button).


De qualquer forma, o filme de Van Sant é mais interessante por fazer uma curiosa mistura entre material ficional e real, além de uma fluidez narrativa que parece ir no ritmo do protagonista e da trilha sonora, leve, solta, gostosa mesmo de acompanhar. A montagem de Button também é muito boa, porque clássica, os planos são longos, não há os cortes rápidos que se esperaria do diretor de "Clube da Luta" e suas quase três horas nunca soam cansativas.


Mas a montagem "eletrizante" de Slumdog, acompanhada daquela trilha sonora onipresente certamente já conquistou o coração de todos.


Vai ganhar: Slumdog Millionaire
Pode dar: O Cavaleiro das Trevas
Faltaram: A Troca, The Wrestler, Speed Racer

2 comentários:

Kamila disse...

Meus palpites para as duas categorias são as vitórias de "Slumdog Millionaire", apesar de achar que "Benjamin Button" merece fotografia.

Wally disse...

Como já disse, não vi quase nada. Ou seja, torço por Benjamin Button e Batman em ambas.

Ciao!