quarta-feira, 1 de abril de 2009

Filmes vistos em Março

Listar os filmes vistos do mês em ordem de preferência acaba criando o pequeno problema da comparação esdrúxula. Porque não se trata de comparar os melhores do Oscar ou do ano, mas filmes de diversas épocas, alguns de clara importância para a evolução do cinema, etc. No mês de março acabei investindo em filmes das primeiras décadas, o que acabou dificultando a hierarquia, porque certas coisas não são clássicas por acaso, mas não pude deixar de colocar em posição muito boa alguns filmes recentes que realmente me empolgaram.


Foram 21 filmes vistos (apenas 5 revisões). Ainda pouco, mas quase o dobro do mês anterior. Somando os 44 episódios de séries, parece até um milagre que tenha visto tanto em mês tão ocupado (e estressante) com trabalho, faculdade e estágios.


Mais ou menos em ordem de preferência:


As obras-primas

1. Aurora, de F. W. Murnau (1927)
2. Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet (2008)
3. Nosferatu, de F. W. Murnau (1922)
4. À Beira do Abismo, de Howard Hawks (1946)
5. Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (1934)
6. Tiros na Broadway, de Woody Allen (1994)
7. Pacto de Sangue, de Billy Wilder (1944)


Os grandes

8. Segurando as Pontas, de David Gordon Green (2008)
9. Entre Dois Fogos, de Anthony Mann (1948)
10. Um Misterioso Assassinato em Manhattan, de Woody Allen (1993)
11. O Equilibrista, de James Marsh (2008)
12. Núpcias de Escândalo, de George Cukor (1940)
13. Watchmen, de Zack Snyder (2009)
14. Suprema Conquista, de Howard Hawks (1934)


Os legais

15. A Loja da Esquina, de Ernst Lubitsch (1940)
16. Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada, de Peter Hedges (2007)
17. A Máscara de Satã, de Mario Bava (1960)
18. XXY, de Lucía Puenzo (2007)
19. Quantum of Solace, de Marc Forster (2008)


Os medíocres

20. Deite Comigo, de Clément Virgo (2005)
21. RocknRolla - A Grande Roubada, de Guy Ritchie


5 comentários:

Kamila disse...

Dos que eu vi:

5. Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra (1934)*****
12. Núpcias de Escândalo, de George Cukor (1940)****
13. Watchmen, de Zack Snyder (2009)***
16. Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada, de Peter Hedges (2007)****
18. XXY, de Lucía Puenzo (2007)** 1/2
19. Quantum of Solace, de Marc Forster (2008)***
20. Deite Comigo, de Clément Virgo (2005)**

Alex Gonçalves disse...

Eu só vi:

[***] Tiros na Broadway
[***] Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada
[**] RocknRolla - A Grande Roubada

Destaque para esse do Guy Richie, que é mesmo uma grande roubada!

Wallace Andrioli Guedes disse...

Vamos lá:

Entre les murs - *****
Tiros na Broadway - ****
Aconteceu naquea noite - ****
Pacto de Sangue - *****
Nosferatu - ***
Watchmen - ****
XXY - ***
Quantum of Solace - ***
Rocknrolla - ****

André C. disse...

Não vi muitos destes, mas sinceramente só de encontrar mais um cinéfilo que viu Aconteceu Naquela Noite... já fico feliz!

Frank Capra era capaz de coisas impressionantes, recomendo Felicidade Não Se Compra e DO Mundo Nada Se Leva...

São espetaculares!

Abraços,
André C.

Rafael Carvalho disse...

Essa coisa de misturar filmes recentes e antigos dificulta mesmo na hora de por em ordem de preferência. Mas é muito bom ver Entre os Muros da Escola acima de Nosferatu, por exemplo. Gosto mais do filme alemão, mas a Palma de Ouro do Cantet é também um grande trabalho que em nada lembra os filmes de superação e aprendizado entre alunos e professores dos filmes hollywoodianos. Uma grande surpresa.

Dos outros, já discutimos a excelência de Aurora, um dos filmes de minha vida. Watchmen é uma boa surpresa. Já de XXY não sou muito fã, assim como de RocknRolla. Mas péssimo mesmo é esse Quantum of Soloace, sem um pingo do senso de ação e inteligência do anterior Cassino Royale.

E estou bastante curioso para conferir O Equilibrista.